U2 em Barcelona
O concerto começa dominado pelo último disco, "No Line on the Horizon", mas os clássicos também não faltam e "Angel of Harlem" foi tocado para homenagear o recentemente falecido rei da pop.
"Fizemos esta [música] para a Billie Holiday, mas hoje vamos tocá-la para Michael Jackson. Talento indescritível - é tudo o que há para dizer", anunciou Bono antes da versão que inclui estrofes dos êxitos do de Jackson "Man in the Mirror" e "Don`t Stop "Til You Get Enough".
Mas os concertos dos U2 não são só música, como as digressões Zoo TV ou PopMart já eram exemplos marcantes. O grande aparato visual desta 360º Tour que requer 120 camiões de transporte está na torre de 50 metros de altura, o mostro de quatros patas denominado "Claw" no qual o sistema de som está montado.
Um dos momentos altos da tecnologia de ponta que os U2 gostam de exibir em palco foi a ligação áudio que Bono estabeleceu com a Estação Espacial Internacional. O comandante da estação não conseguia ver Barcelona, mas os irlandeses conseguem sempre surpreender quem lhes presta culto em qualquer estádio do mundo.
Na 360º Tour, o U2 atuam num palco circular que permite ver o concerto de qualquer ponto do estádio, o que possibilita também aumentar a lotação baixando preço dos bilhetes. A Reuters estima em 100 milhões de dólares (cerca de 72 milhões de euros) os custos desta tour, mas também já se avança que o investimento será compensado.
Esta tour que já tem 31 cidades garantidas entre Europa e América do Norte para um público estimado de três milhões não tem qualquer concerto agendado para Portugal... ainda. Novas datas deverão ser anunciadas em 2010 e pode ser que os U2 voltem pela quinta vez ao nosso país.
U2 passará pela América do Sul em 2010, diz arquiteto da turnê
Mark Fisher, o arquiteto da nova turnê do U2, batizada de "360º", afirmou que a série de shows que a banda tem feito desde junho acabará na América do Sul, indício de que o grupo deve se apresentar no Brasil no ano que vem.
"O que eu tenho discutido com a banda é como nós transformaremos [as estruturas] em pavilhões", disse. "Parte da turnê irá terminar na Austrália e outra parte irá se encerrar na América do Sul, onde as pessoas podem fazer um uso interessante do pavilhão em um parque", disse à BBC News.
A turnê "360º", cuja primeira parte acaba em Vancouver, Canadá, em 28 de outubro, divulga o álbum "No Line On The Horizon".
Inspirado na obra do arquiteto espanhol Antoni Gaudí, cada um dos três palcos usados pela banda custou cerca de R$ 53 milhões.
| Toby Melville /Reuters | ||
![]() | ||
| Palco da nova turnê do U2, baseado em obras de Antoni Gaudí, devem permanecer na América do Sul da folha online |


Nenhum comentário:
Postar um comentário