08/09
Discografia dos Beatles chega às lojas
AFP
Toda a discografia dos Beatles em versão remasterizada começa a ser vendida em todo o mundo na quarta-feira (9), algo muito esperado pelos fãs, que continuam impossibilitados de obter legalmente as músicas do grupo via internet.

Os beatlemaníacos pedem há muito tempo a remasterização, pois consideram que a reedição original das obras do grupo em CD em 1987 não estava à altura dos vinis.
Para concluir o trabalho, uma equipe de engenheiros trabalhou durante quatro anos sobre as faixas originais do estúdio de Abbey Road, em Londres, onde John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star gravaram quase todas as canções.
A remasterização consiste em voltar a gravar as interpretações realizadas no passado e melhorar a qualidade com as tecnologias de pós-produção digitais.
Desde o anúncio da reedição, os fóruns e blogs se multiplicaram na internet para analisar até que ponto a obra do grupo de Liverpool poderia ser retrabalhado sem perder o aspecto original.
"A decisão foi a de suprimir, quando era possível e desde que a integridade das canções fosse preservada, os cliques elétricos, os ruídos dos microfones relacionados com a voz (especialmente com a pronúncia da letra 'p') e os silvos excessivos", explicou a gravadora.
A tecnologia de redução do ruído foi utilizada em menos de cinco minutos do total de 525 do conjunto de catálogo dos Beatles.
A técnica de preencher o som de um disco aumentando seu volume foi aplicado às versões em estéreo, mas com a precaução de preservar a dinâmica original das gravações.
Nas canções que a AFP pôde ouvir, a nova edição destaca os detalhes instrumentais dos clássicos dos Beatles, mas sem torná-los assépticos.
Os CDs reeditados serão vendidos por unidade e em uma caixa. Cada álbum tera a capa original inglesa e será acompanhado por um livreto e um minidocumentário.
A coleção completa será formada por 14 álbuns em estéreo distribuídos em 16 CDs (seus 12 álbuns além de "Magical Mystery Tour", lançado inicialmente nos Estados Unidos, e as compilações "Past Masters"). Para os fãs mais radicais será possível comprar uma segunda caixa com toda a obra gravada em mono.
A poucos meses do Natal, ninguém na indústria duvida do êxito comercial da reedição, ainda mais porque esta coincidirá com o lançamento do jogo eletrônico "The Beatles: Rock Band".
Os 'Fab Four' foram recriados virtualmente no jogo, que permite aos jogadores interpretar os músicos britânicos desde as pequenas apresentações de início de carreira até o estrelato.
Mas nem tudo são boas notícias para os fãs, já que eles ainda terão que esperar para fazer o download legal das músicas dos Beatles na internet, uma vez que as negociações ainda não foram concluídas.
Setor de games aposta nos Beatles para ganhar novo impulso
Por Franklin Paul e Paul Thomasch
NOVA YORK (Reuters) - Os Beatles voltaram - mas desta vez a banda de rock mais famosa da história provoca mais histeria nas salas de executivos do que em colégios e faculdades.
Com a chegada do videogame "The Beatles: Rock Band" às lojas na quarta-feira, contendo 45 canções para serem acompanhadas nos vocais, bateria e baixo, o setor dos videogames espera receber um impulso do qual varejistas e fabricantes, tanto dos jogos quanto dos consoles, precisam desesperadamente nesta próxima temporada de fim de ano.
Desenvolvido pela Harmonix Music Systems, lançado pela MTV Games, que pertence à Viacom, e distribuído pela Electronic Arts, o game pode vender 2 milhões de unidades só no seu primeiro mês, segundo estimativas de analistas.
"Acho que 'The Beatles: Rock Band' será enorme", disse o analista Michael Pachter, da Wedbush Morgan Securities, para quem o jogo irá atrair famílias inteiras - um grupo inicialmente atendido pela Nintendo com jogos de festas e exercícios para o seu console Wii.
O novo game foi elogiadíssimo pela crítica. "Com todo respeito ao Wii Sports, nenhum videogame jamais reuniu mais pais com os seus filhos adolescentes e adultos do que 'The Beatles: Rock Band' provavelmente reunirá nos próximos meses e anos", disse o jornal The New York Times.
Mas nem todos os analistas estão convencidos de que será um sucesso, por causa do custo dos acessórios e da mudança nos gostos musicais dos clientes.
Além disso, o jogo estreia dias depois da nova versão de "Guitar Hero", da Activision Blizzard, que inclui canções dos Rolling Stones e do Nirvana.
"Terá um ótimo primeiro mês, devido ao monte de ótimo markting e publicidade em cima dele, o que significa que os fãs vão pegá-lo logo", disse o analista Daniel Ernst, da Hudson Square Research. "Mas não vejo uma mudança na participação de mercado para 'Rock Band' contra 'Guitar Hero', e não acho que vá levar todos os tipos de novas pessoas para os games".
Ernst estima que, depois de vender 2 milhões de exemplares no primeiro mês, o jogo só fará mais 500 mil vendas no resto de 2009. "Minha opinião é de que a cifra final para 'The Beatles' acabará sendo uma certa frustração para os games."
Por causa da recessão, a venda de videogames já caiu cerca de 46 por cento neste ano, segundo o NPD Group. As vendas de consoles também caíram, levando a Microsoft e a Sony a reduzirem seus preços nas últimas semanas.
A demanda pelos Beatles pode ajudar a reverter esse quadro, levando os consumidores a lojas onde ficariam tentados a comprar outros títulos ou a modernizar seus consoles. O jogo poderá ser usado nas plataformas Wii, Playstation 3 (da Sony) e Xbox 360 (da Microsoft).
Analistas dizem ainda que ele poderá abrir um novo mercado para os usuários de videogames: a geração do "baby boom", hoje com mais de 60 anos, que participou da histeria em torno dos Beatles na década de 1960.
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Álbuns dos Beatles são relançados no Brasil
Agência Estado
A partir da próxima quarta-feira, dia 9 de setembro, todo o catálogo mundial dos Beatles passará por uma transformação devastadora. Os 13 álbuns de carreira dos Fab Four serão relançados pela primeira vez com remasterização digital. A coleção ganhará status com a adição de vídeos inéditos e fotos raras, que foram apresentadas pela primeira vez para a imprensa paulista na tarde de anteontem pela gravadora EMI - os CDs dos Beatles vendidos em loja são ainda aqueles digitalizados em 1987 e que agora serão retirados de catálogo, segundo a EMI.
Os 13 álbuns, mais a coletânea de singles Past Masters - que sairá em versão dupla -, virão acomodados em uma caixa de luxo preta, a R$ 800. Uma caixa com a versão em mono dos 10 primeiros discos também ganhará o mercado em edição limitada. Seu preço: R$ 950. Os CDs remasterizados custarão R$ 35 individualmente.
De acordo com a EMI, foram importadas 50 mil cópias dos 14 discos (na ordem de lançamento: Please Please Me; With the Beatles; A Hard Day's Night; Beatles for Sale; Help!; Rubber Soul; Revolver; Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band; Magical Mistery Tour; The Beatles ou White Album; Yellow Submarine; Abbey Road; Let it Be e Past Masters). Foram trazidas, ainda, 750 cópias da caixa mono e 1.500 da estéreo.
Os trabalhos de remasterização das 14 obras, realizados nos estúdios Abbey Road, em Londres, levaram quatro anos. Será também a primeira vez em que os primeiros quatro álbuns dos Beatles serão ouvidos em estéreo. As fotos disponíveis nos encartes e as imagens raras transportadas para os 13 minidocumentários - que deverão ser rodados no computador via Quicktime - foram editadas por Bob Smeaton e montadas a partir de um material particular dos Beatles. Um DVD contendo todos os vídeos ainda será editado, com duração de uma hora, e vendido à parte.
Porém, a seis dias de seu lançamento, as novas caixas dos Beatles já estavam esgotadas. Ao menos para pré-venda no site Amazon.com, não era mais possível comprar o material, só entrar em lista de espera. A EMI postou uma mensagem no Amazon.com informando que está produzindo mais caixas. Mas a prensagem vai demorar um pouquinho.

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