domingo, 28 de setembro de 2008

Lendário Paul Newman morre aos 83 anos nos EUA




LOS ANGELES (Reuters) - O ator norte-americano Paul Newman, cujos brilhantes olhos azuis, beleza e talento fizeram dele um dos principais atores de Hollywood em seis décadas, morreu após uma longa batalha contra o câncer.
Ele tinha 83 anos e morreu na sexta-feira à noite, disse neste sábado seu porta-voz, Jeff Sanderson, em Los Angeles
.
Newman atuou em cerca de 60 filmes, incluindo "Gata em Teto de Zinco Quente" e "Butch Cassidy". Ele foi indicado ao Oscar nove vezes e ganhou o de melhor ator em 1986 pelo filme "A Cor do Dinheiro."
Famoso por seus projetos filantrópicos assim como por sua carreira artística, Newman foi casado com a premiada atriz Joanne Woodward por mais de 50 anos, e teve carreiras paralelas de sucesso como corredor de carros e criador da linha de produtos alimentícios "Newman's Own", que levam seu nome e sua foto no rótulo.
A Fundação Newman's Own utiliza os lucros da empresa para patrocinar várias organizações de caridade. Newman também fundou acampamentos para férias de verão destinados a crianças de todo o mundo com doenças graves.
"A arte de Paul Newman era representar. Sua paixão eram as corridas. Seu amor eram a família e os amigos. E seu coração e alma eram dedicados a ajudar a fazer o mundo um lugar melhor para todos", disse Robert Forrester, vice-presidente da Fundação Newman's Own, em um comunicado.
Newman nasceu no subúrbio de Cleveland em 26 de janeiro de 1925 e foi rádio-escuta da marinha no Pacífico durante a Segunda Guerra. Depois disso, entrou no Kenyon College em Ohio em um curso de futebol, mas virou ator após ser cortado do time por uma briga em um bar.
Após a morte de seu pai, Newman ajudou a administrar a loja de artigos esportivos da família antes de ir para a Yale Drama School.
Seu primeiro grande trabalho no cinema foi com o boxeador Rocky Graziano em "Marcado pela Sarjeta".
SAIBA MAIS-Fatos sobre a vida do ator Paul Newman

LOS ANGELES (Reuters) - O lendário astro de cinema e humanista Paul Newman, cujos brilhantes olhos azuis, beleza e talento fizeram dele um dos principais atores de Hollywood em seis décadas, morreu, disse seu porta-voz neste sábado. Ele tinha 83 anos e estava lutando contra o câncer.
Em seguida, alguns fatos sobre Newman:
* Newman foi indicado ao Oscar pela atuação nos filmes "Gata em Teto de Zinco Quente", "Desafio à corrupção", "O Indomado", "Rebeldia Indomável", "Ausência de Malícia", "O Veredito", "O Indomável-Assim é Minha Vida" e "Estrada para Perdição", e também pelo filme "Rachel, Rachel", em que dirigiu sua esposa Joanne Woodward. Ele ganhou o Oscar de melhor ator em 1986 pela atuação em "A Cor do Dinheiro".
* Ele criou a linha de produtos alimentícios Newman's Own em 1982, começando com tempero para saladas e, em seguida, acrescentando outros itens como pipoca, condimentos, molho de macarrão, suco de limão, cereal e molho para carne. Os produtos geraram mais de 200 milhões de dólares em doações para caridade. Newman também fundou acampamentos para crianças com doenças graves e uma fundação de combate ao uso de drogas.
* Casado desde 1958 com uma ganhadora do Oscar, a atriz Joanne Woodward, Newman teve um dos raros casamentos duradouros de Hollywood. Questionado sobre o segredo, Newman disse que não tinha razão para buscar mais nada: "Eu tenho bife em casa. Por que deveria sair por aí procurando hamburguer?"
* Newman, com os olhos azuis que eram sua marca registrada, era daltônico, o que o impediu de realizar o sonho de se transformar em um piloto da Marinha na Segunda Guerra Mundial.
* Partidário da campanha presidencial democrata de Eugene McCarthy em 1968, Newman acabou na "lista de inimigos" do presidente Richard Nixon. Ele dizia que essa foi "a maior honra que ele já recebeu."
* Seu papel de estréia em "500 Milhas" em 1969 inspirou Newman a participar de automobilismo. Sua primeira corrida profissional foi em 1972 e ele continuou competindo até perto dos 70 anos de idade.
* Newman tinha tanta vergonha de seu primeiro papel no cinema, o fracasso "O Cálice Sagrado" de 1954, que ele comprou um anúncio em um jornal de Los Angeles para se desculpar.
* Sua última atuação em um grande filme foi o papel de um gângster inimigo de Tom Hanks em "Estrada para Perdição" em 2002. Ele foi indicado ao Oscar por esse filme, mas em 2007 Newman disse à emissora de TV ABC que sua carreira de ator estava essencialmente terminada. "Eu não sou mais capaz de trabalhar como ator e ainda no nível em que eu gostaria... Então, isso é um livro fechado para mim", disse.
* Newman era conhecido pelas brincadeiras. Há relatos de que ele serrou a cadeira do diretor George Roy Hill pela metade e de que colocou 300 pintinhos no trailer do diretor Robert Altman.
(Texto de Bill Trott)


sábado, 27 de setembro de 2008
© Thomson Reuters 2008 All rights reserved.

Nenhum comentário:

Bem vindo!

http://www.youtube.com/my_videos
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Arquivo do blog