
Nascido no famoso bairro do Brooklyn, na cidade de Nova York, Adam começou a enveredar pela arte da comédia aos 17 anos, quando teve seu primeiro contato com apresentações solo do tipo esquete em palcos e mais tarde ingressou e se formou na conceituada Escola de Belas Artes. Em seqüência, Sandler começou a conseguir pequenos papéis em produções cinematográficas e séries de TV como “The Cosby Show” e a aclamada “Saturday Night Live”, de onde saíram outros grandes nomes da comédia como Myke Myers, Eddie Murphy, James Belushi, John Goodman, etc. 
Após um começo marcado por pequenas participações, como na comédia que já é quase um clássico da “Sessão da Tarde”, “Cônicos e Cômicos”, Adam teve seu primeiro papel de relativo destaque no filme “Os Cabeça-de-Vento”, de 1994, interpretando um dos componentes de uma louca banda, que acaba invadindo uma estação de rádio com armas de brinquedo para conseguir que sua música seja veiculada. No elenco, outros nomes que também virariam referência em comédia como Steve Buscemi e Brendan Fraser. “Os Cabeça-de-Vento” permitiu que o talento de Adam Sandler fosse ganhando mais visibilidade. Ainda nesse ano, o ator participa de “Um Dia de Louco”, protagonizado por Steve Martin e roteirizado e dirigido pela aclamada Nora Ephron, famosa por suas comédias. A trama se passa enfocando a cotidiano de várias pessoas ligadas por suas desencontradas relações de afeto e seus comportamentos. A comédia ainda conta com Madeline Kahn, Rita Wilson, Jon Stewart e Juliette Lewis no elenco.
Em 1995, Adam interpreta um de seus mais lembrados papéis na comédia “Billy Madison, um Herdeiro Bobalhão”. No filme, o ator vive um jovem rico que recebe uma ameaça do pai: ou volta para escola e se forma dentro de um prazo estabelecido ou não terá direito ao controle das empresas da família. Esse desafio ainda é atrapalhado pelo vive-presidente dos negócios da família, que quer a todo custo ganhar o controle dos negócios no lugar do jovem. No ano seguinte, Adam protagoniza outra comédia, “Um Maluco no Golfe”, na pele de um jogador de hockey mal-sucedido que, após ver sua vida chegar praticamente ao fundo do poço, resolve mudar para o ramo do golfe. Para resolver seus problemas, no entanto, ele precisa se aperfeiçoar nesse novo esporte. Logo em seguida, o ator participa, ao lado de Damon Wayans, de “À Prova De Balas”, história de uma dupla de amigos envolvidos em pequenos crimes e muitas confusões.
Em 1998, Adam protagoniza “Afinado no Amor”, interpretando Robbie Hart, um cantor de casamentos que, após ser abandonado no altar pela noiva, decide lutar pelo amor de uma garçonete que conheceu em uma das cerimônias que animava. Drew Barrymore faz o par romântico de Adam nessa comédia que Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Beijo e foi indicada nas categorias de Melhor Comediante (Adam Sandler) e Melhor Dupla. Steve Buscemi e Jon Lovitz também integram o elenco do filme. Logo em seguida, Adam também atua em “Trabalho Sujo”, cujo elenco conta com grandes nomes que também já passaram pela famosa série “Saturday Noght Live” como Norm MacDonald e Chevy Chase. Ainda em 98, Adam protagoniza “O Rei da Água”, na pele de um garoto dominado pela mãe que trabalha auxiliando os atletas em um time de futebol americano. Por ser tido como bobo, ele é demitido, indo trabalhar de graça para outra equipe que nota o seu verdadeiro potencial para o esporte. O filme ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Comediante, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Ator.
Em 1999, outro papel marcante entra na filmografia de Adam com a comédia “O Paizão”, na qual interpreta Sonny, um rapaz que decide adotar uma criança para tentar reconquistar a namorada que o deixou por ser muito imaturo. Ele acaba estabelecendo um vínculo com o garotinho e aprendendo um pouco sobre o que é ser pai. Em 2000, o ator vive ninguém menos que o filho do diabo, na comédia “Little Nicky, Um Diabo Diferente”. Nesse filme, Adam vive Nicky, um jovem desajeitado que seria apenas mais um na multidão se não fosse pelo detalhe de ser herdeiro do inferno. Nicky, no entanto, vê-se em meio à missão de enfrentar seus dois irmãos, que pretendem tomar o trono das trevas de seu pai e estabelecer o caos na terra. O elenco de “Little Nicky, Um Diabo Diferente” está repleto de nomes conhecidos como Harvey Keitel, Patricia Arquette, Dana Carvey, Reese Witherspoon, Rob Schinneider, Jon Lovitz e David Spade.

Após fazer uma pequena participação em “O Animal”, protagonizado por seu amigo Rob Schneider, em 2001, Adam volta às telonas no romance dirigido por Paul Thomas Anderson, “Embriagado de Amor”, no papel de Barry, um homem com uma difícil história de vida que se apaixona por uma misteriosa mulher e tem que enfrentar alguns percalços para ficar com ela. Emily Watson vive o par de Barry e Philip Seymour Hoffman completa o elenco. O filme foi sucesso de crítica e público, rendendo a Adam uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator - Comédia/Musical, e uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Beijo. Paul Thomas Anderson ainda ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. No ano seguinte, Adam faz dupla com Winona Ryder em “A Herança de Mr. Deeds”, história de um jovem simples que descobre, de repente, que herdou uma quantia alta em dinheiro e os negócios de seu tio. Assim, ele passa a administrar seu novo patrimônio com seus próprios valores e acaba despertando a paixão de uma repórter sensacionalista enviada para observá-lo de perto. Por esse trabalho, Adam novamente recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards na categoria de Melhor Comediante.
Em 2002, Adam novamente faz uma pequena participação em um filme protagonizado por Rob Schneider, “Garota Veneno” e, no começo de 2003, protagoniza ao lado de Jack Nicholson a comédia “Tratamento de Choque”. Os dois vivem paciente e psiquiatra, respectivamente, e experimentam um tratamento um pouco fora do comum em sua relação. Marisa Tomei, Heather Graham, John Turturro e John C. Reilly também estão no elenco dessa comédia dirigida por Peter Seagal (que voltaria a trabalhar com o ator em mais dois filmes: “Como Se Fosse a Primeira Vez” e “Golpe Baixo”) Com “Como Se Fosse a Primeira Vez” de 2004, Adam Sandler faz novamente par romântico com Drew Barrymore, que vive uma garota que sofre de perda de memória recente. Assim, seu namorado precisa reconquistá-la todo dia para ficar ao seu lado, já que a moça esquece que o encontrou. O filme ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Equipe, além de ter sido indicado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Adam Sandler) e Melhor Atriz (Drew Barrymore).

Ainda em 2004, Adam integra o elenco da comédia dramática “Espanglês”, história de uma moça latina que vai trabalhar na casa de uma típica família americana e encontra seus valores confrontados com os do grupo enquanto tem que educar a filha em meio a toda essa contradição. O filme foi dirigido por James L. Brooks (de “Laços de Ternura”) e traz ainda Téa Leoni e Paz Veja no elenco. No ano seguinte, o ator aparece em “Golpe Baixo”, mais uma comédia para a sua filmografia. No filme, Adam vive Paul Crewe, um astro do futebol americano que é preso por dirigir bêbado e tem que montar, a pedido do diretor do presídio, um time com os detentos que deverá enfrentar a equipe formada pelos guardas. Para cumprir a tarefa, Paul conta com a ajuda do malandro Caretaker, um negociante que o ajudará a escolher os melhores componentes para o seu time. No elenco, outros nomes conhecidos como Burt Reynolds, James Cromwell, Chris Rock e Rob Schneider.
2006 volta a trazer Adam Sandler protagonizando uma comédia. Dessa vez, a produção se chama “Click” e conta a história de Michael, um homem que, em busca de um controle remoto que funcione em todos os aparelhos, acaba achando um acessório que controla a própria vida das pessoas. Assim, ele passa a adiantar, voltar e até pausar os fatos de seu dia a dia. A comédia marca a terceira vez em que o ator trabalha com o diretor Frank Coraci (as outras foram “Afinado no Amor” e “O Rei da Água”) e conta também com Kate Beckinsale, Christopher Walken, Sean Astin e Jennifer Coolidge no elenco. Em 2007 ele participou de 2 filmes. Um deles é o drama “Reine Sobre Mim”. Preso na angústia e na solidão depois de perder a família no atentado terrorista de 11 de setembro, Charlie Fineman (Sandler) reencontra por acaso seu antigo colega de quarto dos tempos da faculdade, Alan Johnson (Don Cheadle), e passa a resgatar bons momentos de sua vida. Nas ruas de Nova York, o órfão tenta se recuperar da tragédia durante os encontros com o velho amigo e seu passado esquecido.

Na comédia "Eu os Declaro Marido e... Larry", Chuck Levine (Sandler) e Larry Valentine (Kevin James) são o orgulho do Corpo de Bombeiros do Brooklyn, sendo também muito amigos e dispostos a ajudar um ao outro. Chuck é agradecido a Larry por ter salvo sua vida no trabalho e só pensa em curtir a vida. Já Larry é preocupado com o futuro e, devido a problemas burocráticos, não consegue colocar seus dois filhos como beneficiários de seu seguro de vida. Devido a isso Larry pede a Chuck que seja seu parceiro em alguns formulários, sendo que ninguém mais saberá disto. Entretanto uma burocrata zeloso desconfia do casal, o que faz com que eles tenham que se revelar para a cidade e improvisar como um apaixonado casal, que vive sob o mesmo teto. Em 2008, Adam Sandler vive um agente secreto do Mossad, agência de Israel, forja sua própria morte. A intenção é poder ressurgir sob nova identidade - Emmanuelle Chriqui - e com um novo trabalho: um famoso cabeleireiro em Nova York que atente a personalidades, como a cantora Mariah Carey.
Hoje em dia, Adam Sandler já firmou seu nome na comédia e é referência do gênero em Hollywood. Apesar de ainda jovem, ele promete ser mais um dos grandes comediantes do cinema e deixar ainda sua marca através de muitas outras produções.
›› Filmes -
- Zohan: O Agente Bom de Corte (You Don't Mess with th.., 2008)
- Eu Os Declaro Marido e... Larry (I Now Pronounce You Chuc.., 2007)
- Reine Sobre Mim (Reign Over Me, 2007)
- Click (Click, 2006)
- Esquenta-Banco, Os (The Benchwarmers, 2006)
- Golpe Baixo (The Longest Yard, 2005)
- Espanglês (Spanglish, 2004)
- Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, 2004)
- Tratamento de Choque (Anger Management, 2003)
- Herança de Mr. Deeds, A (Mr. Deeds, 2002)
- Paizão, O (Big Daddy, 1999)
- Afinado no Amor (The Wedding Singer, 1998)
- Queridinho da Vovó, O (Grandma's Boy, 2006)
- Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, 2004)

Após um começo marcado por pequenas participações, como na comédia que já é quase um clássico da “Sessão da Tarde”, “Cônicos e Cômicos”, Adam teve seu primeiro papel de relativo destaque no filme “Os Cabeça-de-Vento”, de 1994, interpretando um dos componentes de uma louca banda, que acaba invadindo uma estação de rádio com armas de brinquedo para conseguir que sua música seja veiculada. No elenco, outros nomes que também virariam referência em comédia como Steve Buscemi e Brendan Fraser. “Os Cabeça-de-Vento” permitiu que o talento de Adam Sandler fosse ganhando mais visibilidade. Ainda nesse ano, o ator participa de “Um Dia de Louco”, protagonizado por Steve Martin e roteirizado e dirigido pela aclamada Nora Ephron, famosa por suas comédias. A trama se passa enfocando a cotidiano de várias pessoas ligadas por suas desencontradas relações de afeto e seus comportamentos. A comédia ainda conta com Madeline Kahn, Rita Wilson, Jon Stewart e Juliette Lewis no elenco.

Em 1995, Adam interpreta um de seus mais lembrados papéis na comédia “Billy Madison, um Herdeiro Bobalhão”. No filme, o ator vive um jovem rico que recebe uma ameaça do pai: ou volta para escola e se forma dentro de um prazo estabelecido ou não terá direito ao controle das empresas da família. Esse desafio ainda é atrapalhado pelo vive-presidente dos negócios da família, que quer a todo custo ganhar o controle dos negócios no lugar do jovem. No ano seguinte, Adam protagoniza outra comédia, “Um Maluco no Golfe”, na pele de um jogador de hockey mal-sucedido que, após ver sua vida chegar praticamente ao fundo do poço, resolve mudar para o ramo do golfe. Para resolver seus problemas, no entanto, ele precisa se aperfeiçoar nesse novo esporte. Logo em seguida, o ator participa, ao lado de Damon Wayans, de “À Prova De Balas”, história de uma dupla de amigos envolvidos em pequenos crimes e muitas confusões.
Em 1998, Adam protagoniza “Afinado no Amor”, interpretando Robbie Hart, um cantor de casamentos que, após ser abandonado no altar pela noiva, decide lutar pelo amor de uma garçonete que conheceu em uma das cerimônias que animava. Drew Barrymore faz o par romântico de Adam nessa comédia que Ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Beijo e foi indicada nas categorias de Melhor Comediante (Adam Sandler) e Melhor Dupla. Steve Buscemi e Jon Lovitz também integram o elenco do filme. Logo em seguida, Adam também atua em “Trabalho Sujo”, cujo elenco conta com grandes nomes que também já passaram pela famosa série “Saturday Noght Live” como Norm MacDonald e Chevy Chase. Ainda em 98, Adam protagoniza “O Rei da Água”, na pele de um garoto dominado pela mãe que trabalha auxiliando os atletas em um time de futebol americano. Por ser tido como bobo, ele é demitido, indo trabalhar de graça para outra equipe que nota o seu verdadeiro potencial para o esporte. O filme ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Comediante, além de ter sido indicado na categoria de Melhor Ator.

Em 1999, outro papel marcante entra na filmografia de Adam com a comédia “O Paizão”, na qual interpreta Sonny, um rapaz que decide adotar uma criança para tentar reconquistar a namorada que o deixou por ser muito imaturo. Ele acaba estabelecendo um vínculo com o garotinho e aprendendo um pouco sobre o que é ser pai. Em 2000, o ator vive ninguém menos que o filho do diabo, na comédia “Little Nicky, Um Diabo Diferente”. Nesse filme, Adam vive Nicky, um jovem desajeitado que seria apenas mais um na multidão se não fosse pelo detalhe de ser herdeiro do inferno. Nicky, no entanto, vê-se em meio à missão de enfrentar seus dois irmãos, que pretendem tomar o trono das trevas de seu pai e estabelecer o caos na terra. O elenco de “Little Nicky, Um Diabo Diferente” está repleto de nomes conhecidos como Harvey Keitel, Patricia Arquette, Dana Carvey, Reese Witherspoon, Rob Schinneider, Jon Lovitz e David Spade.

Após fazer uma pequena participação em “O Animal”, protagonizado por seu amigo Rob Schneider, em 2001, Adam volta às telonas no romance dirigido por Paul Thomas Anderson, “Embriagado de Amor”, no papel de Barry, um homem com uma difícil história de vida que se apaixona por uma misteriosa mulher e tem que enfrentar alguns percalços para ficar com ela. Emily Watson vive o par de Barry e Philip Seymour Hoffman completa o elenco. O filme foi sucesso de crítica e público, rendendo a Adam uma indicação ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Ator - Comédia/Musical, e uma indicação ao MTV Movie Awards, na categoria de Melhor Beijo. Paul Thomas Anderson ainda ganhou o prêmio de Melhor Diretor no Festival de Cannes. No ano seguinte, Adam faz dupla com Winona Ryder em “A Herança de Mr. Deeds”, história de um jovem simples que descobre, de repente, que herdou uma quantia alta em dinheiro e os negócios de seu tio. Assim, ele passa a administrar seu novo patrimônio com seus próprios valores e acaba despertando a paixão de uma repórter sensacionalista enviada para observá-lo de perto. Por esse trabalho, Adam novamente recebeu uma indicação ao MTV Movie Awards na categoria de Melhor Comediante.

Em 2002, Adam novamente faz uma pequena participação em um filme protagonizado por Rob Schneider, “Garota Veneno” e, no começo de 2003, protagoniza ao lado de Jack Nicholson a comédia “Tratamento de Choque”. Os dois vivem paciente e psiquiatra, respectivamente, e experimentam um tratamento um pouco fora do comum em sua relação. Marisa Tomei, Heather Graham, John Turturro e John C. Reilly também estão no elenco dessa comédia dirigida por Peter Seagal (que voltaria a trabalhar com o ator em mais dois filmes: “Como Se Fosse a Primeira Vez” e “Golpe Baixo”) Com “Como Se Fosse a Primeira Vez” de 2004, Adam Sandler faz novamente par romântico com Drew Barrymore, que vive uma garota que sofre de perda de memória recente. Assim, seu namorado precisa reconquistá-la todo dia para ficar ao seu lado, já que a moça esquece que o encontrou. O filme ganhou o MTV Movie Awards de Melhor Equipe, além de ter sido indicado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator (Adam Sandler) e Melhor Atriz (Drew Barrymore).

Ainda em 2004, Adam integra o elenco da comédia dramática “Espanglês”, história de uma moça latina que vai trabalhar na casa de uma típica família americana e encontra seus valores confrontados com os do grupo enquanto tem que educar a filha em meio a toda essa contradição. O filme foi dirigido por James L. Brooks (de “Laços de Ternura”) e traz ainda Téa Leoni e Paz Veja no elenco. No ano seguinte, o ator aparece em “Golpe Baixo”, mais uma comédia para a sua filmografia. No filme, Adam vive Paul Crewe, um astro do futebol americano que é preso por dirigir bêbado e tem que montar, a pedido do diretor do presídio, um time com os detentos que deverá enfrentar a equipe formada pelos guardas. Para cumprir a tarefa, Paul conta com a ajuda do malandro Caretaker, um negociante que o ajudará a escolher os melhores componentes para o seu time. No elenco, outros nomes conhecidos como Burt Reynolds, James Cromwell, Chris Rock e Rob Schneider.

2006 volta a trazer Adam Sandler protagonizando uma comédia. Dessa vez, a produção se chama “Click” e conta a história de Michael, um homem que, em busca de um controle remoto que funcione em todos os aparelhos, acaba achando um acessório que controla a própria vida das pessoas. Assim, ele passa a adiantar, voltar e até pausar os fatos de seu dia a dia. A comédia marca a terceira vez em que o ator trabalha com o diretor Frank Coraci (as outras foram “Afinado no Amor” e “O Rei da Água”) e conta também com Kate Beckinsale, Christopher Walken, Sean Astin e Jennifer Coolidge no elenco. Em 2007 ele participou de 2 filmes. Um deles é o drama “Reine Sobre Mim”. Preso na angústia e na solidão depois de perder a família no atentado terrorista de 11 de setembro, Charlie Fineman (Sandler) reencontra por acaso seu antigo colega de quarto dos tempos da faculdade, Alan Johnson (Don Cheadle), e passa a resgatar bons momentos de sua vida. Nas ruas de Nova York, o órfão tenta se recuperar da tragédia durante os encontros com o velho amigo e seu passado esquecido.

Na comédia "Eu os Declaro Marido e... Larry", Chuck Levine (Sandler) e Larry Valentine (Kevin James) são o orgulho do Corpo de Bombeiros do Brooklyn, sendo também muito amigos e dispostos a ajudar um ao outro. Chuck é agradecido a Larry por ter salvo sua vida no trabalho e só pensa em curtir a vida. Já Larry é preocupado com o futuro e, devido a problemas burocráticos, não consegue colocar seus dois filhos como beneficiários de seu seguro de vida. Devido a isso Larry pede a Chuck que seja seu parceiro em alguns formulários, sendo que ninguém mais saberá disto. Entretanto uma burocrata zeloso desconfia do casal, o que faz com que eles tenham que se revelar para a cidade e improvisar como um apaixonado casal, que vive sob o mesmo teto. Em 2008, Adam Sandler vive um agente secreto do Mossad, agência de Israel, forja sua própria morte. A intenção é poder ressurgir sob nova identidade - Emmanuelle Chriqui - e com um novo trabalho: um famoso cabeleireiro em Nova York que atente a personalidades, como a cantora Mariah Carey.
Hoje em dia, Adam Sandler já firmou seu nome na comédia e é referência do gênero em Hollywood. Apesar de ainda jovem, ele promete ser mais um dos grandes comediantes do cinema e deixar ainda sua marca através de muitas outras produções.

›› Filmes -
- Zohan: O Agente Bom de Corte (You Don't Mess with th.., 2008)
- Eu Os Declaro Marido e... Larry (I Now Pronounce You Chuc.., 2007)
- Reine Sobre Mim (Reign Over Me, 2007)
- Click (Click, 2006)
- Esquenta-Banco, Os (The Benchwarmers, 2006)
- Golpe Baixo (The Longest Yard, 2005)
- Espanglês (Spanglish, 2004)
- Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, 2004)
- Tratamento de Choque (Anger Management, 2003)
- Herança de Mr. Deeds, A (Mr. Deeds, 2002)
- Paizão, O (Big Daddy, 1999)
- Afinado no Amor (The Wedding Singer, 1998)
- Queridinho da Vovó, O (Grandma's Boy, 2006)
- Como se Fosse a Primeira Vez (50 First Dates, 2004)
Por Amanda Pontes



Nenhum comentário:
Postar um comentário