Tintin Cineclube exibe filme sobre o exílio de Glauber Rocha

O Tintin Cineclube encerra hoje (30) a mostra Cinco Sobre Cinco com a exibição, às 19h30, do filme "Diário de Sintra", de Paula Gaitán. O projeto Cinco Sobre Cinco é realizado pelo Instituto Itaú Cultural, que destaca cinco documentários brasileiros.
"Diário de Sintra" é composto de registros do passado - feitos na época em que o cineasta Glauber Rocha se encontrava em exílio voluntário, em Sintra, Portugal - e do presente - produzidos pela diretora, viúva do cineasta, em seu retorno à cidade.
Mesmo com sua obra e sua trajetória cinematográfica bem conhecida pelos cinéfilos brasileiro, em "Diário De Sintra" a cineasta enfoca um Glauber em sua relação familiar, como numa espécie de filme caseiro. Em seus registros, Paula Gaitán reflete sobre a morte, o tempo e a saudade, com a sua predileção estética por uma linguagem mais poética.
Paula Gaitán é uma artista colombiana formada em artes plásticas na década de 1970. Professora na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, ela esteve presente em João Pessoa, no Cineport, ministrando oficinas sobre cinema Experimental e Vídeoarte.
Promovido pela Associação Brasileira dos Documentaristas – seção Paraíba, o Tintin Cineclube exibe filme semanalmente no Cine Teatro Lima Penante. As sinopses sobre os filmes exibidos podem ser vistos no site http://www.abdpb.org.br/.
Mais informações no Ponto de Cultura Urbe Audiovisual-ABD-PB, Av. João Machado, 67, centro - João Pessoa, PB. Telefone (83) 3221.8450, e-mail: abd_pb@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:
Postar um comentário