Retrato de Jackson por Warhol é exposto antes de leilão
sexta-feira, 7 de agosto de 2009
LONDRES (Reuters) - Um retrato do "Rei do Pop" Michael Jackson feito pelo "Rei da Pop Art" Andy Warhol ficará em exibição em Londres de quinta-feira a sábado, antes de ser leiloado em Nova York.
A obra de 1984 está na O2 Arena, em Londres, onde Jackson deveria fazer uma temporada de shows neste ano. Ele morreu em 25 de junho, aos 50 anos.
A pintura foi encomendada a Warhol para celebrar o recorde mundial de vendas de discos, batido por Jackson com "Thriller". Retratista e retratado estavam então no auge de suas carreiras.
O leilão ocorrerá no dia 18 na galeria Vered, de Nova York. O lance inicial será de 800 mil dólares.
Janet Lehr, sócia da galeria, se recusa a informar o atual proprietário da obra. "Posso lhe dizer que o proprietário é um autêntico colecionador de arte, um amante das pinturas, (que) comprou a pintura porque a amou", disse Lehr à TV Reuters.
"Após a morte de Michael, eu, como comerciante de arte, fui ao cliente e disse que este é o momento. Não há dúvida de que, assim como com a morte de alguns outros artistas famosíssimos, artistas do palco ou pintores, seu valor foi catapultado muito acima dos números anteriores."
Nos últimos anos, as obras de Warhol, que morreu em 1987, têm sido leiloadas por uma média de 17 milhões de dólares cada.
A obra mais cara de Warhol, "Car Crash", foi vendida por 71 milhões de dólares; o retrato mais caro dele, "Lemon Marilyn", mostrando Marilyn Monroe, saiu por 28 milhões. Ambas foram leiloadas na Christie's de Nova York em 2007.
Lehr disse ser impossível estimar o valor final do retrato de Jackson, mas garantiu que muitos interessados já se registraram para dar lances.
(Reportagem de Reuters Television)
© Thomson Reuters 2009 All rights reserved.
Smooth Criminal foi o sétimo single do cantor norte-americano Michael Jackson. Lançada como single em 1988, a canção pertence ao álbum Bad, de 1987. Seu videoclipe é parte do filme Moonwalker, de Jackson, no qual o cantor aparece de terno e chapéu brancos exibindo passos de dança incrementados e se unindo a mafiosos num bar. Nesse clipe, para criar uma ilusão de desafio à gravidade, foram usados sapatos especiais acoplados a engates embaixo do assoalho do palco, dando o famoso efeito "The Lean". A canção pertenceu às playlists das turnês Bad World Tour (de 1988), Dangerous World Tour (de 1992) e HIStory World Tour (de 1996). Alcançou o topo das paradas de diversos países europeus, como Espanha, Bélgica e Dinamarca. Na Billboard Hot 100, parada oficial dos Estados Unidos da América, a canção chegou à posição 7; no Reino Unido, à posição 8 e na Austrália a posição 16.

Nenhum comentário:
Postar um comentário