
Na ocasião, um seqüestrador, Sandro do Nascimento, manteve reféns num ônibus durante várias horas. Ao final do dia, a última refém, Geisa Gonçalves, de 21 anos, acabou morta. O sequestrador foi assassinado na viatura, depois de rendido, pelos policiais que o prenderam, como apurou o inquérito.
Com a parceria do experiente roteirista Bráulio Mantovani, que participou da escrita de "Cidade de Deus", "Tropa de Elite" e "Linha de Passe", Barreto constrói uma história ficcional, transformando em dois os protagonistas do drama, usando jovens atores selecionados em testes junto a várias comunidades cariocas.
Uma série de acontecimentos trágicos define a vida de dois meninos, Sandro (Michel Gomes) e Alessandro (Marcello Melo Jr.). Filho de Marisa (Chris Viana), mãe viciada, ainda bebê Sandro é levado por traficantes, como "pagamento" de uma dívida de drogas da mãe.
Expulsa do morro, Marisa reconstrói sua vida, tornando-se evangélica. E nunca pára de procurar o filho perdido, que fugiu da casa da tia e cresceu nas ruas. Neste ambiente, ele conhece Alessandro, que teve uma vida parecida com a sua, mas, ao contrário de Sandro, tornou-se violento e conhecido pelo codinome de "Alê Monstro".
Os garotos acabam dormindo nos degraus da Igreja da Candelária, de onde escapam de ser mortos num massacre - outro fato real, ocorrido em 1993 e tirado da biografia do verdadeiro Sandro do Nascimento, sobrevivente desta tragédia.
Uma passagem pelas unidades de internação de menores coloca os dois meninos ao alcance de Marisa, que ainda procura o filho. Pela idade e pelo nome, pode ser qualquer um dos dois. O encontro da mãe não evita, porém, o sequestro do ônibus e as mortes do sequestrador e da refém. O filme evita, porém, atribuir a morte de Sandro aos policiais, o que foi comprovado em inquérito na época.
Quanto às chances de o filme conseguir a vaga entre os cinco candidatos ao Oscar de filme estrangeiro - modalidade em que Bruno Barreto concorreu em 1998 com "O Que É Isso, Companheiro?" -, ainda são incertas. O anúncio só deverá ser feito no final de janeiro de 2009.
O crítico da prestigiada revista norte-americana "Variety", Todd McCarthy, em comentário publicado em setembro passado, disse que o filme de Barreto "não traz nada de novo aos vários retratos de pobres e desesperados da sociedade brasileira levados às telas".
(Por Neusa Barbosa, do Cineweb) quinta-feira, 23 de outubro de 2008
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trailer:
http://www.youtube.com/watch?v=0XDoJv31nj8
sobre o dia 12 de junho de 2000 teve já o documentário Ônibus 174, de José Padilha. Outra versão, mostrando o episódio sob o ponto de vista do “adolescente excluído pela sociedade”. E agora, como podemos ver no trailer, a história voltará a ser contada sob o ponto de vista do Sandro Nascimento.
Quando ouvi falar desse filme no ano passado, esperava que dessa vez que teríamos o episódio contado sob a ótica dos policiais. Numa matéria da revista Soldado da Fortuna, sobre o BOPE, o Capitão Bushnello, à época integrande do batalhão, contou com todas as letras; receberam ordens de NÃO atirar, pois isso ficaria feio na TV, não convinha para a imagem do governo do estado. Na opinião do Cardoso: Garotinho é o responsável pela morte da professora Geisa.

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