
O maior festival de música brega do Nordeste realizado no município paraibano de Areia, distante 47 quilômetros de Campina Grande, teve início sexta e se estende até domingo dia 28. Sem grandes inovações, nem novidades em suas atrações musicais em relação às outras edições, o XII Festival Brasileiro da Cachaça e da Rapadura, o Bregareia 2008, deve reunir cerca de 30 mil pessoas por dia, conforme estimativas da assessoria do evento.
Para essa edição do Bregareia se apresentam atrações inusitadas como os cantores Reginaldo Rossi, Zezo, Labaredas, José Orlando, Paulo Márcio, Banda Vôo Livre e Toque de Sedução. O festival de música tosca com choro de corno continua com os queridinhos do forró brega da Banda Chapéu de Couro, Remédio e Desmantelo, Banda Andróides, Ciclone, Flavinho e Forrozão Kaliban.
Nessa versão, o festival oferece uma boa opção que é um palco alternativo para programação da tarde. As principais apresentações acontecem no palco situado no Calçadão João Cardoso, e o palco alternativo fica localizado na Praça Central.
Além da programação artística, os visitantes podem participar de palestras, cursos, festival gastronômico e exposições e visitas aos engenhos da região. Paralelo ao Bregareia acontecerá como todos os anos, o Festival da Cachaça e da Rapadura, que apresenta ao público toda a produção vinda dos engenhos localizados no município.
Na edição desse ano, o festival conta com a fabricação de uma rapadura gigante realizado pelo Engenho Quati, que deverá surpreender e fazer a festa dos forrozeiros e apreciadores da música brega. Outra novidade acontece no sábado, segundo dia do evento, quando, uma Caravana Brega & Chique de Maceió realiza o concurso “O bregueiro mais bem vestido”.

O Festival da Cachaça e da Rapadura recebe muitos turistas de vários Estado do Brasil e até do exterior. O Bregareia projeta nacionalmente o município, principalmente pela produção de rapadura e cachaça, conhecidas como sendo das melhores do País. Consegue, ainda, aumentar a economia do município a partir do comércio, como nas pousadas, restaurantes, bares e no transporte.
Segundo os organizadores, o Bregareia deve promover um aumento de cerca 40% na economia do município. Como nos anos anteriores, muita gente participa da programação sobre a Cachaça e da Rapadura através de visitas a vários engenhos produtores de cachaça. O evento que já é conhecido em todo o Brasil, este ano chega a sua décima segunda versão com realização da Prefeitura de Areia e apoio do Governo do Estado.
Brega e rapadura na Terra da Cultura
Areia se encontra situada a quase mil metros de altitude e em uma das mais belas regiões do interior paraibano, tombada pelo Patrimônio Histórico, a cidade mantém intacto um dos mais belos conjuntos arquitetônicos em preservação no Nordeste. Terra natal de nomes do ministro José Américo de Almeida e do famoso pintor Pedro Américo, Areia também têm o Teatro Minerva, construído em 1859 e o mais antigo do Estado, por onde passaram grandes nomes da arte do Brasil.
Não é só de brega que vive a cidade, além das esquisitices do evento, o município proporciona bons passeios pela sua zona rural, como nos engenhos de cana-de-açúcar, onde o visitante pode conhecer como se produz uma ótima cachaça brejeira e uma boa rapadura. No museu da rapadura que fica numa típica casa grande, tem construção datada no século 19. No acervo estão utensílios da época, como móveis rústicos, inclusive, um relógio de parede de 226 anos. Para atender a demanda de turistas na cidade foi reservada uma sala para exposições e realizações de cursos, com o intuito de resgatar e divulgar a importância cultural da cidade.
Areia fez parte do Projeto “Circuito do Frio”, que atrai muitos turistas por causa do clima ameno que a cidade oferece.
Programação do XII Festival Brasileiro da Cachaça e da Rapadura.
Atrações: 26 a 28 de Setembro.

Palco 01 - 21horas - Calçadão João Cardoso
Zezo, Labaredas, José Orlando, Cinzeiro de Motel, Reginaldo Rossi, Paulo Márcio, Banda Vôo Livre e Toque de Sedução.
Sábado e Domingo: 15h ás 18h30
Palco 02. Praça do Centro da Cidade.Banda Chapéu de Couro, Remédio e Desmantelo, Banda Andróides, Banda Ciclone, Flavinho e Forrozão Kaliban, Daniel da Jussara, Epitácio Roque, Wendel, Carlinhos, Ronaldo Lupe, Jéferson Garzally.

Nenhum comentário:
Postar um comentário