
"Achilles and the Tortoise" encara as questões fundamentais de o que é de fato a arte e se ela possui algum valor além do significado que tem para seu criador.
O filme zomba do mercado de arte ao mostrar um marchand inescrupuloso que vende o trabalho de uma criança como sendo de um mestre, além de um dono de galeria discursando sobre os méritos de obras diversas.
A comédia é um dos três filmes japoneses entre os 21 que integram a mostra competitiva em Veneza. Ela acompanha a vida de Machisu, desde sua infância, como menino absorto em sua pintura, até sua juventude, quando faz experimentos ousados com técnicas novas, até a meia idade, fase em que é representado pelo próprio Kitano.
A devoção de Machisu à arte tem consequências cômicas e trágicas.
Ele se desilude quando tenta copiar os estilos de artistas passados, mas, ao buscar criar algo realmente original, ele ultrapassa as fronteiras do mau gosto e flerta com o desastre.
Machisu também acaba afastando as pessoas que o cercam, com a exceção de sua sofrida mulher (Kanako Higuchi), a única personagem que compreende sua obsessão.
O que ele diz sobre a arte pode também se aplicar ao cinema. Ele admite que não é o que muitos considerariam um diretor comercialmente bem-sucedido.
Mas Kitano é muito bem cotado no circuito dos festivais de cinema. Em 1997, ele recebeu o prêmio máximo de Veneza, o Leão de Ouro, por "Hana-Bi - Fogos de Artifício".
"Achilles and the Tortoise" (Aquiles e a tartaruga), cujo título vem do paradoxo grego do movimento, é o último filme da trilogia de Kitano sobre entretenimento e arte, que começou em 2005 com "Takeshis" e seguiu em 2007 com "Glória ao Cineasta".
Takeshi Kitano ficou conhecido internacionalmente como ator em "Furyo - Em Nome da Honra" (1983), de Nagisa Oshima, e é conhecido no Japão sobretudo por seus papéis na televisão, pelo duo cômico The Two Beats e por seu humor irreverente.
O segundo filme da competição oficial de Veneza também fará sua estréia na quinta-feira: "Jerichow", um estudo do cineasta alemão Christian Petzold sobre alienação, migração e a necessidade das pessoas de segurança material.
quinta-feira, 28 de agosto de 2008 Por Mike Collett-White

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