sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O legado do ator Heath Ledger







Falecido subitamente em janeiro, devido a uma overdose acidental de remédios, o premiado e incensado ator australiano Heath Ledger deixou um rastro de lembranças. Há seis meses de sua morte, o astro é a grande atração do filme Batman - O Cavaleiro das Trevas, junto a Christian Bale no papel título.


No entanto, Ledger, que vive no longa o vilão Coringa, roubou a cena e é alvo dos maiores elogios desse sucesso de crítica e comercial, que caminha para registros históricos. Batman deve arrecadar pelo menos U$$ 100 milhões na América do Norte, e já surge uma forte campanha para que Ledger receba pela atuação um póstumo e merecido Oscar, prêmio que já ganhara ao interpretar um dos cowboys homossexuais em O Segredo de Brokeback Mountain (2005).


No dia 7, o ministro da Cultura do estado australiano de Queensland, Rod Welford, outorgou o prêmio Chauvel do Festival Internacional de Cinema de Brisbane a Ledger, que ainda poderá ser visto em sua última ação, no longa The imaginarium of Doctor Parnassus, dirigido por Terry Gilliam (de As Aventuras do Barão de Munchausen e 12 Macacos), outro grande entusiasta da premiação de Ledger com um Oscar. Terry, que já fez parte do grupo inglês Monthy Phyton, interrompeu as filmagens de The imaginarium of Doctor Parnassus em Londres quando Heath morreu, mas conseguiu voltar ao filme no mês de maio em Vancouver (Canadá), usando três grandes atores no papel de Ledger, que mesmo assim ainda estará em cenas. Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell são os astros que vão encarnar o mesmo papel de Ledger, o do personagem Tony, um tipo esquisitão e misterioso que viajava com uma companhia de teatro contemporânea pelos EUA.

Como The imaginarium of Doctor Parnassus remete ao tema de Doutor Fausto e tem cunho fantástico, coube os subterfúgios de Gilliam para usar o quarteto. O enredo mostra um mago contador de histórias, Dr. Parnassus (vivido por Christopher Plummer), que faz um pacto com o diabo Mr. Nick (interpretado pelo cantor e compositor Tom Waits), dando a vida da filha adolescente Valentina (a estreante Lily Cole) em troca de poderes e a imortalidade. Mas ao driblar a promessa, Parnassus percebe durante as viagens com os companheiros de teatro, que seus contos já não atraem mais. No filme, o personagem de Ledger é transportado por um espelho mágico a três dimensões diferentes, nas quais o australiano terá as feições de Depp, Law e Farrell. Gilliam disse que em alguns meses terminará a montagem do filme, mas já viu que as cenas funcionaram e estão fantásticas. Terry acenou que o trabalho com o quarteto ficou muito interessante, talvez até mais do que se tivesse usado somente Ledger, mas não esconde a alegria de poder ter contado com o talento do ator, que já trabalhara com ele em Os Irmãos Grimm (2005). Gilliam disse ainda que Heath Ledger "era um gênio" e está "brilhante" em The imaginarium of Doctor Parnassus, que será a última chance de vê-lo atuando em um trabalho inédito quando estrear em 2009. O diretor exaltou ainda a magnitude de Depp, Law e Farrell, que abriram mão dos cachês para doá-los a Matilda, a filha de dois anos que Ledger teve com a atriz Michelle Williams.

Nenhum comentário:

Bem vindo!

http://www.youtube.com/my_videos
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Arquivo do blog