João Gilberto na Rede BrasilNo cinqüentenário da Bossa Nova, programa na Rede Brasil homenageia mestre do movimento com as participações das cantoras Miúcha, Ana Cañas, Juliana Khel e Daniela Procópio.
Munido apenas de um banquinho e violão, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira revolucionou a música popular brasileira na década de 50 com suas divisões rítmicas inesperadas, harmonias inovadoras e sua voz de medida exata. Tornou-se referência para todos que vieram depois dele. Neste domingo, às 20h30, na Rede Brasil, o baiano nascido em Juazeiro-BA é o homenageado do "Mosaicos – A Arte de João Gilberto".
O documentário musical – dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin – mostra a trajetória artística do cantor, recuperando no acervo da TV Cultura imagens de shows e algumas de suas (raras) entrevistas, a exemplo de três programas intitulados "Especial João Gilberto", gravados nos anos de 1978, 1983 e 1994, nos quais ele apresenta clássicos de seu repertório, como "Brasil Pandeiro" (Assis Valente), "Tim tim por Tim tim" (Geraldo Jacques/Haroldo Barbosa) e "Desafinado" (Newton Mendonça/Tom Jobim).
Outros destaques do material de arquivo são: um encontro de João Gilberto com Tom Jobim, em São Paulo, captado pelas câmeras do programa "Metrópolis" em 1992; um trecho da apresentação do violonista no Carnegie Hall de Nova York, em 1962, no concerto que lançou a Bossa Nova no exterior; uma conversa do músico com o programa "Vitrine" de 1994; e ainda imagens do curta-metragem "Brasil", dirigido por Rogério Sganzerla em 1983, registrando o encontro de Caetano Veloso, Gilberto Gil e João Gilberto.
A Arte de João Gilberto" também apresenta material inédito. A cantora Miúcha, ex-mulher do cantor e mãe da também cantora Bebel Gilberto, relembra histórias do homenageado e, ao lado do violonista João Lyra, interpreta "Izaura" (Roberto Roberti/Herivelto Martins), "Meditação" (Newton Mendonça/Tom Jobim) e "Samba da Minha Terra" (Dorival Caymmi).
O programa se completa com as presenças de Ana Cañas, Juliana Khel e Daniela Procópoio, três cantoras da nova geração que apresentam releituras de algumas das canções clássicas do repertório de João Gilberto, entre elas.



Nenhum comentário:
Postar um comentário