segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Indie Brasil




Indie rock (ou rockindependente em inglês) é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos os lançaram diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas.
Em relação aos temas há uma liberdade e variedade de assuntos cantados por bandas deste estilo, não se detectando nenhum assunto que seja mais cantado dentro deste estilo.
A grande explosão indie rocker, surgiu no meio da década de 90, na Inglaterra, quando bandas como Pavement, Oasis, Blur e Placebo ganharam as paradas de sucesso em vários países, com essa popularização tais bandas foram consideradas também ícones do chamado Britpop.
No começo dos anos 2000 o sucesso das bandas americanas The Strokes e White Stripes colocaram de novo no cenário a curiosidade a cerca das bandas "indie rock" e logo ganharam o holofotes dos meios de comunicação.
Atualmente várias bandas surgem e fazem sucesso entre os jovens da geração 2000: Arctic Monkeys, The Killers, Franz Ferdinand, The Raconteurs e Bloc Party, são alguns nomes que representam o novo cenário da música indie.

História
No Reino Unido, as paradas musicais indie vêm sendo compiladas desde o início da década de 1980. Inicialmente ela tratava de bandas que emergiram do punk e outras formas alternativas do rock. Tais bandas eram caracterizadas meramente por lançarem álbuns por pequenas gravadoras, independente da cena musical em vigor. Apesar disso, o termo indie começou a ser associado com o estilo de rock alternativo baseado majoritariamente em guitarras que dominava a parada, particularmente artistas de indie pop como Aztec Camera e Orange Juice, o movimento C86 e os artistas da Sarah Records. As bandas que marcaram o estilo na década de 1980 foram The Smiths, the Stone Roses e The Jesus and Mary Chain,Happy Mondays,My Bloody Valentine que influenciaram diretamente os movimentos alternativos de rock da década de 1990 como o shoegaze e o britpop. De fato, é bastante comum para os britânicos denominarem qualquer forma alternativa de música como indie ao invés de alternativo.
Nos Estados Unidos, a música normalmente denominada indie rock descende da cena de rock alternativo influenciada pelo punk rock e hardcore da década de 1970 e início dos anos 1980. Nos anos 80 o termo indie rock foi particularmente associado à bandas com som forte e distorcido como Hüsker Dü, Dinosaur Jr, Pixies, Sonic Youth e Big Black. Durante a primeira metade da década de 1990, o rock alternativo liderado por bandas do movimento grunge como Nirvana e Pearl Jam explodiram para o público geral, alcançando sucesso comercial. Logo após o gênero alternativo tornou-se comercializável, atraindo grandes gravadoras a investirem em formas pró-comerciais com um apelo conservador (retrô).
Com isso, o significado da denominação alternativo mudou de sua forma original, uma contra-cultura, para uma cultura comercialmente bem sucedida e apelativa ao grande público, enquanto o termo indie rock passou a denominar bandas e gêneros que permaneceram na cena "underground".

Subgêneros
Sempre foi uma tarefa difícil saber se uma banda era de Indie Rock ou não. O Indie Rock pode ser tanto um tipo de Folk quanto um estilo de Hardcore. Abaixo estão classificados os estilos:
Baroque pop: Um folk rock dos anos 60 misturado com o experimentalismo, como por exemplo, a inclusão de uma orquestra na música. (ex: Arcade Fire, Fiona Apple, Tori Amos e The Decemberists)
Britpop: Estilo que mistura quase toda a história do rock britânico. Desde a British Invasion (Rolling Stones, Small Faces etc), passando por bandas de Punk Rock como Buzzcocks e Wire, até chegar em Stone Roses e Happy Mondays, é por isso que varias bandas desse estilo são bastante diversificadas e "ecléticas". (ex: Supergrass, Blur, Franz Ferdinand, Oasis e Pulp)
Disco punk: Mistura perfeita da New Wave com o Punk Rock, adicionando às vezes um pouco de Funk dos anos 70. (ex: LCD Soundsystem, !!!, Out Hud, Radio 4 e Rapture)
Dunedin Sound: Um tipo de Indie Pop diferenciado, ele usa guitarras "jingly-jangly", baixo repetitivo e algumas vezes bateria. Algumas bandas de Punk Rock já usaram esse tipo de estilo. (ex: Superette, Garageland, The Bats e 3Ds)
Garage rock revival: com som de "rock and roll" dos anos 60, a maioria das bandas que são desse subgênero tem um grande influência do Delta Blues. (ex: Strokes, Von Bondies, White Stripes e Eagles Of Death Metal)
Lo-fi: é mais um tipo de gravação que propriamente um estilo, são tão baixos os bit-rate que torna-se difícil diferenciar os instrumentos. A maioria das bandas de Lo-Fi mistura guitarras altamente distorcidas com o Pop. (ex: Portishead (no início) e Guided By Voices)
Madchester: Estilo que misturava Indie Rock, Dance Music e Pop Psicodélico. Graças ao estilo, várias bandas do Britpop foram formadas. As letras do estilo eram muito influenciadadas pelas drogas sintéticas (que eram novidade na época). (ex: Happy Mondays, Stone Roses,The Inspiral Carpets e A Guy Called Gerald)
Math rock: Mistura riffs dissonantes e batidas diferentes (7/8. 11/8 ou 13/8 por exemplo). O Math Rock é um estilo realmente complexo fundindo o Rock, Metal, Progressivo e até mesmo Punk. (ex: 1.6 Band, Bellini, Creedle, Braid, Inlantic, The Jesus Lizard e Surrogat)
Noise pop: Mistura a atitude do Punk Rock com noise, ecos e várias outras características bastante encontradas no universo Pop dos anos 80. (ex: The Jesus & Mary Chain)
Nugaze: Uma Shoegaze em que abusa dos sintetizadores mais do que das guitarra propriamente. (ex: Sigur Rós, M83 e Scarling)
Psych folk (ou Freak Folk ou New Weird America): Um estilo que mistura o Folk dos anos 60, com as bandas psicodélicas também dos 60. (ex: Devendra Banhart, Brightblack Morning Light, Iron & Wine, Six Organs of Admittance e Animal Collective)
Post-punk revival: O mais complexo dos subgêneros. O estilo mistura as guitarras do Punk,"riffs" vindo de bandas como Television e Gang Of Four, os teclados da New Wave, algumas vezes Eletrônica. Tudo isso criado através de uma "melodia" Pós Punk. (ex. Bloc Party, Franz Ferdinand,Futureheads e Interpol)
Post-rock: Estilo amplamente alternativo que mistura Rock e Jazz flertando a Eletrônica, tudo isso num clima Ambient (ex. A Silver Mt. Zion, Do Make Say Think e Fly Pan Am)
Slowcore (ou Sadcore): Rock Alternativo com batidas lentas e letras tristes, se confunde muito com o Indie do final dos anos 80. (ex: (Smog), Low, Galaxie 500, Bedhead e Pedro the Lion)
Shoegaze: Mistura guitarras noise e distorcidas a batidas lentas com fortes riffs. O clima das músicas de Shoegaze são parecidos com o do Pop dos anos 80, diferindo-se apenas pelos primeiros serem mais sombrios. (ex: My Bloody Valentine, Ride e Slowdive)
Twee pop: Mistura doces melodias e doces letras. A sonoridade é a partir de guitarras leves, vocais femininos e, às vezes, instrumentos de criança. (ex. Camera Obscura, Belle & Sebastian, The Flaming Lips, Architecture In Helsinki, Tully Craft e Girls in Hawaii)
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Cascavelletes
{{{imagem}}}{{{legenda}}}
Origem
Porto Alegre / RS, Brasil
País
{{{país}}}
Período
1987 - 1991

Gênero(s)
Rock
Gravadora(s)
{{{gravadora}}}
Integrantes
Flávio BassoNei Van SoriaFrank JorgeAlexandre "Lord" Barea
Ex-integrantes
{{{exintegrantes}}}
Página oficial
{{{site}}}
Os Cascavelletes foi uma banda de rock and roll brasileira, formada no Rio Grande do Sul, e que teve um tempo muito curto de duração, mas influencia bandas até hoje.
Foi uma das principais bandas da época, quando houve uma ascensão no rock 'n' roll gaúcho, junto a TNT, Replicantes, Graforréia Xilarmônica. A banda tinha influências de Rolling Stones, Beatles e do rockabilly dos anos 50, e caracateriza-se por letras sobre sexo e mulheres.
História
A banda começa em 1987, quando Flávio Basso e Nei Van Sória deixam o TNT. Boatos dizem que a saída acontece porque Charles Master, vocalista do TNT, não aceita as letras sexuais de Basso e Van Sória, que chamam Frank Jorge (baixo), ex-Prisão de Ventre, e Alexandre Barea (bateria).
Em 1987 gravam a 1ª demo, lançada pela Vórtex, gravadora underground de Porto Alegre. Na demo, estão músicas que tornaram-se clássicos no RS, como Menstruada, Morte Por Tesão e Banana Split. Em 1988, lançam um EP/LP, contendo algumas músicas da 1ª demo e outras inéditas, que seria a entrada dos Cascavelletes nas rádios gaúchas. Músicas como Estou Amando Uma Mulher e Jessica Rose fazem a banda alcançar o sucesso no RS. A música Menstruada é proibida nas rádios, o que faz com que a banda apareça mais.
Em 1989 lançam outra demo, com músicas novas. A demo não tem um nome, mas é chamada de "Pré-Rock'A'Ula", pois saiu meses antes do lançamento do 1° disco oficial da banda. Entre a gravação e o lançamento do disco, Frank Jorge deixa a banda, por estar bastante envolvido com a Graforréia Xilarmônica, banda que havia criado, o que faz com que ele brigue com Basso, Van Sória e Barea.
Rock'A'Ula saiu pela gravadora EMI e trouxe à banda um reconhecimento nacional, com a música Nega Bombom fazendo parte da trilha da novela Top Model, da Rede Globo. O disco conta com participações de Luciano Albo (baixo), em algumas faixas, e Humberto "Cocaine Bluesman" Petineli (teclados).
A partir do lançamento do disco, a banda lança duas demos, em 1990 e 1991, com músicas inéditas, mas não alcançam o sucesso de antes. Em 1991, ainda lançam um compacto, que faz com que toquem em algumas rádios. Mas a banda já não contava com a vontade do início, e termina no mesmo ano.
Flávio Basso adota o nome de Júpiter Maçã e consegue um sucesso bastante grande, maior, talvez, que com Os Cascavelletes. Nei Van Sória fica pouco tempo na banda Colarinhos Caóticos, mas logo depois entra em carreira solo, alcançando relativo sucesso nas rádios gaúchas. Frank Jorge continua na Graforréia Xilarmônica e, depois do fim desta, segue carreira solo. Alexandre Barea participa diretamente em diversas bandas, mas dedica-se mais a uma escola de música em Porto Alegre.
Em 2007 os Cascavelletes se reuniram novamente com sua formação clássica para um show memorável de comemorção dos 8 anos da Radio Pop Rock de Porto Alegre, tocando todos os sucessos que são a influência direta no Rock Gaúcho e que os tornaram discografia básica do rock nacional. Em 2008 os Cascavelletes se reuniram novamente,porém sem a presença de Flávio Basso,em uma reunião no Bar Opinião,POA.
Discografia
Disco oficial
1989 - Rock'A'Ula
Demos
1987 - Demo Vórtex
1988 - EP/LP Os Cascavelletes
1989 - Demo Pré-Rock'A'Ula
1990 - Demo 1990
1991 - Demo 1991
1991 - Compacto Os Cascavelletes

Nenhum comentário:

Bem vindo!

http://www.youtube.com/my_videos
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Arquivo do blog