segunda-feira, 14 de julho de 2008

“A Bagaceira” tem homenagem em Alagoa Nova

“A Bagaceira” tem homenagem em Alagoa Nova
Projeto de cinema presta uma homenagem ao romance “A Bagaceira” nos Caminhos do Frio.
Os projetos Cinema na Rua e Cinema na Escola estão na cidade de Alagoa Nova, desde o último dia 07, integrando a programação dos Caminhos do Frio - uma maratona de atividades turístico-culturais nas principais cidades do Brejo, realizada através de uma parceria entre a subsecretaria de Cultura e Secretaria de Turismo do Estado, Sebrae e prefeituras dos municípios.
Além de uma programação que atinge todos os públicos, o projeto de cinema da Subsecretaria de Cultura vai realizar, nesta terça-feira (10, uma sessão nobre com a presença do professor, historiador e membro do Conselho Estadual de Cultura, José Octávio de Arruda Mello. O mesmo foi convidado a falar sobre o autor José Américo de Almeida e a obra “A Bagaceira”, que completa 80 anos.
O filme que vai motivar essa discussão é “O Homem de Areia”, de 1981, dirigido pelo paraibano Vladimir Carvalho. O documentário mostra fatos importantes da vida de José Américo, a exemplo da Revolução de 30, sua candidatura à presidência da República, em 1937, e a célebre entrevista de 1945, que provocou a queda do ditador Getúlio Vargas.
O debate vai ocorrer, logo, após a exibição do filme, que acontecerá na Escola Estadual Monsenhor José Borges de Carvalho, às 19h. A sessão, aberta ao público, também tem o objetivo de informar e motivar alunos, professores e o público em geral a participarem de um concurso literário, que integra as ações comemorativas dos 80 anos do romance “A Bagaceira”.
Já na sexta-feira (11), o projeto vai circular pelas escolas do município com uma programação diferenciada para cada público. Para os alunos do Ensino Fundamental I, estão em cartaz as animações “Minhocas” (15´, 2006), de Paolo Conti, e “Meow” (8´, 1981), de Marco Magalhães, além dos curtas “Maré Capoeira” (14´, 2004), de Paola Barreto e “Caçadores de Saci” (13´, 2005), de Sofia Federico - todos diretores do Sul do país Também haverá uma pequena mostra do Festival Animamundi.
Os alunos do Ensino Fundamental II têm o paraibano “O Cão Sedento” (10´, 2005), dirigido por Bruno de Sales, “Vida Maria” (9´, 2006), de Márcio Ramos, “Comprometendo a Atuação” (17´ 2006), de Bruno Bini, “Desirella” (11´, 2004), dirigido por Carlos Eduardo Nogueira, e “Engolervilha” (8´, 2003), do já conhecido diretor de curtas-metragens Marão.

Nenhum comentário:

Bem vindo!

http://www.youtube.com/my_videos
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Arquivo do blog