“A Bagaceira” tem homenagem em Alagoa Nova
Projeto de cinema presta uma homenagem ao romance “A Bagaceira” nos Caminhos do Frio.
Os projetos Cinema na Rua e Cinema na Escola estão na cidade de Alagoa Nova, desde o último dia 07, integrando a programação dos Caminhos do Frio - uma maratona de atividades turístico-culturais nas principais cidades do Brejo, realizada através de uma parceria entre a subsecretaria de Cultura e Secretaria de Turismo do Estado, Sebrae e prefeituras dos municípios.
Além de uma programação que atinge todos os públicos, o projeto de cinema da Subsecretaria de Cultura vai realizar, nesta terça-feira (10, uma sessão nobre com a presença do professor, historiador e membro do Conselho Estadual de Cultura, José Octávio de Arruda Mello. O mesmo foi convidado a falar sobre o autor José Américo de Almeida e a obra “A Bagaceira”, que completa 80 anos.
O filme que vai motivar essa discussão é “O Homem de Areia”, de 1981, dirigido pelo paraibano Vladimir Carvalho. O documentário mostra fatos importantes da vida de José Américo, a exemplo da Revolução de 30, sua candidatura à presidência da República, em 1937, e a célebre entrevista de 1945, que provocou a queda do ditador Getúlio Vargas.
O debate vai ocorrer, logo, após a exibição do filme, que acontecerá na Escola Estadual Monsenhor José Borges de Carvalho, às 19h. A sessão, aberta ao público, também tem o objetivo de informar e motivar alunos, professores e o público em geral a participarem de um concurso literário, que integra as ações comemorativas dos 80 anos do romance “A Bagaceira”.
Já na sexta-feira (11), o projeto vai circular pelas escolas do município com uma programação diferenciada para cada público. Para os alunos do Ensino Fundamental I, estão em cartaz as animações “Minhocas” (15´, 2006), de Paolo Conti, e “Meow” (8´, 1981), de Marco Magalhães, além dos curtas “Maré Capoeira” (14´, 2004), de Paola Barreto e “Caçadores de Saci” (13´, 2005), de Sofia Federico - todos diretores do Sul do país Também haverá uma pequena mostra do Festival Animamundi.
Os alunos do Ensino Fundamental II têm o paraibano “O Cão Sedento” (10´, 2005), dirigido por Bruno de Sales, “Vida Maria” (9´, 2006), de Márcio Ramos, “Comprometendo a Atuação” (17´ 2006), de Bruno Bini, “Desirella” (11´, 2004), dirigido por Carlos Eduardo Nogueira, e “Engolervilha” (8´, 2003), do já conhecido diretor de curtas-metragens Marão.
segunda-feira, 14 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bem vindo!
http://www.youtube.com/my_videos

Nenhum comentário:
Postar um comentário