terça-feira, 10 de junho de 2008

Filme brasileiro recebe prêmio em festival na Espanha

Filme brasileiro recebe prêmio em festival na Espanha
07/06/2008
Marília Pêra e Eduardo Coutinho

O Filme "Jogo de Cena", do brasileiro Eduardo Coutinho, recebeu a Alhambra de Ouro de melhor longa-metragem no 2º Festival de Granada Cinemas do Sul.
O júri, segundo a ata lida por um de seus membros, o uruguaio Jorge Ruffinelli, decidiu "por unanimidade" conceder a Alhambra de Ouro de melhor longa-metragem a "Jogo de Cena" pela "assombrosa originalidade de cena, que explora ao mesmo tempo a natureza da ficção e o documentário, e a expressão da dor humana".
O filme de Eduardo Coutinho, que combina documentário com ficção em "Jogo de Cena", narra as histórias reais de 23 mulheres.
O prêmio ao melhor longa-metragem do festival, dedicado ao cinema do sul geopolítico - África, América Latina, Ásia e países árabes - é de 50 mil euros.
Segundo a ata do júri, lida hoje em Granada (Espanha), "Frozen", do indiano Shivajee Chandrabhushan, ficou com a Alhambra de Prata de melhor diretor, enquanto o prêmio especial dos jurados, a Alhambra de Bronze, foi concedido a "We Went to Wonderland", da produtora chinesa Xiaolu Guo.

o filme Jogo de Cena:


Atendendo a um anúncio de jornal, oitenta e três mulheres contaram suas histórias de vida num estúdio. Em junho de 2006, vinte e três delas foram selecionadas e filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano, atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas pelas personagens escolhidas.o diretor: Jogo de Cena é o décimo longa-metragem de Eduardo Coutinho, um dos maiores documentaristas brasileiros em atividade. É também a sua quinta parceria com a produtora Videofilmes. Depois de um início de carreira dividido entre a ficção e o documentário, Coutinho optou pelo segundo a partir de uma profícua passagem pelo programa Globo Repórter, na década de 70. Cabra Marcado para Morrer (1964-1984), seu acerto de contas com a História e com um projeto do passado, tornou-se um grande clássico do cinema brasileiro. Mais recentemente, iniciou uma fase muito produtiva com a realização seguida de cinco filmes em seis anos: Santo Forte (1999), Babilônia 2000 (2000), Edifício Master (2002), Peões (2004) e O Fim e o Princípio (2005). A solidez do método de Coutinho e sua sensibilidade para ouvir pessoas comuns são fruto de laboriosa reflexão sobre o seu ofício ao longo de inúmeros documentários em vídeo realizados nas décadas de 80 e 90, entre os quais se destacam Santa Marta: Duas Semanas no Morro (1987) e Boca de Lixo (1992).

Nenhum comentário:

Bem vindo!

http://www.youtube.com/my_videos
Powered By Blogger

Minha lista de blogs

Arquivo do blog